Projetos passados, futuros e em andamento...

Teoria de Transporte de Nêutrons.


A teoria de transporte de nêutrons é uma das mais importantes partes da minha carreira. Desde as primeiras descobertas orientado pelo Prof PhD Marco Tullio Vilhena em meados de 2009 até o presente momento, faço parte do um seleto grupo de pesquisa do qual constam também nomes como Cynthia Segatto, Bardo Bodmann, Antônio Alvim, Fábio Azevedo, Ezequia Sauter, entre outros nomes de expressão da área.  Nossa área estuda fortemente o comportamento do fluxo de nêutrons em reatores nucleares em diversos tipos de geometrias e situações diferentes, como por exemplo, criticalidade, cinética, difusão, discretização em níveis de energia de nêutrons e outros.

Doutorado Sanduíche em Turim.


Estudar no exterior sempre foi um sonho do jovem matemático aqui. Após um caminho longo de graduação, mestrado e mais dois anos de doutorado foi possível embarcar para realização desse sonho em agosto de 2013. Uma parceria que iniciava com dois renomados pesquisadores na área de transporte de nêutrons, Piero Ravetto e Sandra Dulla. O pano de fundo, a Itália, apenas abrilhantou essa aventura de um ano na terra da pizza (e foram muitas). Uma experiência única na área que colaborou para minha formação acadêmica matemática e física. Um tipo diferente de olhar sobre a pesquisa e um ritmo diferente no dia a dia marcaram minha passagem por terras do velho mundo e colaboraram para tornar o pesquisador que vos fala apto na área de de teoria do transporte.

Pós Doutorado em Física de Reatores Nucleares.


A continuidade da pesquisa em Física de Reatores realizada desde o início do meu mestrado em 2010 e realizada também na Itália entre 2013 e 2014 é garantida pelo acordo e apoio financeiro da Capes via bolsa de Pós Doutorado e o Promec da UFRGS. Estudos da equação de transporte de nêutrons via métodos analíticos e híbridos vem sendo explorada mais ainda durante essa nova fase. O estudo da mesma equação de transporte, porém para emissão de fótons e também para intensidade radioativa está sendo explorada para novos casos. Como fruto deste pós doutorado, temos a publicação do último artigo.

ENTRE EM CONTATO

© 2018 por Julio Lombaldo.

reactor04